Antes de tudo, é preciso entender que a quantidade de pessoas oferecendo os mesmos produtos que você é bem alta e não tende a diminuir com o passar com do tempo. Se a concorrência não deixará de aumentar, a melhor alternativa passa a ser se diferenciar em meio a tantas opções.
E é nesse processo de diferenciação que está a economia da experiência, um conceito que pode ser explicado de maneira bem simples:
Apenas atender a necessidade do cliente não é suficiente e a verdadeira satisfação está em proporcionar um momento realmente especial e inesquecível durante a consultoria.
Essa construção passa por três pilares principais:
- As pessoas precisam se sentir especiais
Cada cliente tem um conjunto de características próprias e deve ser tratado de forma a se sentir único e importante. Um atendimento personalizado é sempre a melhor alternativa.
- Não se trata de compra e venda
Envolver o consumidor no processo, utilizando seus sentidos, suas memórias e experiências passadas gera uma maior aproximação e transforma o evento em algo mais leve e interessante, que ele buscará vivenciar outras vezes.
- Surpresas criam momentos marcantes
Demonstrar criatividade, seja entregando algo além do prometido ou elaborando formas de engajar e envolver o cliente, utilizando momentos de suspense em promoções e novos anúncios são meios de tornar o contato memorável.
As relações baseadas em encontros bem elaborados tem como resultado consumidores leais e fidelizados, refletindo seu agrado em melhores vendas e lucros acima da média.