A gestão financeira envolve um intenso fluxo de informações que conta com alguns elementos e termos não tão comuns, mais cuja ideia por trás pode ser compreendida sem grandes dificuldades.
Os principais são:
- Fluxo de caixa: consiste em anotações de todos os valores de entrada (vendas, empréstimos, etc.) e saída (compras de produtos, investimentos, etc.), que serve tanto para visualizar a situação atual como projetar movimentos futuros;
- Gestão de contas: envolve o gerenciamento das contas a pagar, o recebimento de pagamentos pelo que é comercializado e o controle das cobranças e compromissos financeiros.
- Gestão de estoque: constitui a forma como você lida com os produtos, desde a etapa de compra, armazenamento e venda, evitando que em alguma delas haja um acúmulo não planejado.
- Planejamento financeiro: representa o plano estabelecido com base em eventos futuros. Uma estratégia formada por um conjunto de ideias estruturadas com a intenção de concretizar objetivos e metas planejadas.
- Controle financeiro: corresponde a ações voltadas a análise de dados com o objetivo de entender a condição financeira do negócio, possibilitando uma visão de todos os números da empresa e quais atitudes devem ser tomadas com base no planejamento estabelecido.
- Impostos: abrange os tributos e as obrigações fiscais as quais estamos sujeitos. Uma das formas criadas pelo governo para simplificar o entendimento foi a criação do Simples Nacional, um conjunto de normas que ajuda boa parte dos pequenos empreendedores a se situarem.
- Contabilidade: caracteriza uma área que estuda os conceitos da economia, oferecendo as ferramentas necessárias para fazemos diversas movimentações financeiras como, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda. É sempre importante ter um contador de confiança para te apoiar nos processos mais complexos e burocráticos.
Entendendo como cada um desses recursos pode ser útil, é possível identificar pontos de atenção no seu negócio que, se resolvidos, levarão a uma melhora de gestão e lucratividade.