Oi, gente linda!
Como cêis tão?
Espero que todes estejam muuuuito bem!
Vim aqui pagar uma dívida que estou com vocês. Esse quadro
era pra ser semanal mas a rotina do dia-a-dia tem sido bem doida. Me perdoem e
não desistam de mim, ta?
Bom, mas já que estamos falando sobre dívidas, hoje o nosso
assunto é algo que amedronta TODO MUNDO que inicia na vida de empreendedor: o
FIADO.
Pra introduzir o tema, vou relembrar uma coisa que eu já
falei aqui, há alguns posts atrás. Quem se lembra quando eu contei que meus
pais fecharam um comércio por conta do tanto de fiado que a gente vendia?
Pois bem. Pra quem não se lembra, eu contei que meus pais
tinham um mini-mercado na cidade em que morávamos. E era uma coisa bem
engraçada porque meus pais vendiam razoavelmente bem, sabe? Só que era aquilo:
quando o cliente queria comprar à vista, seja em dinheiro ou no cheque
(denunciando a minha idade, parte 1), eles iam nos mercados maiores da cidade.
Quando faltava alguma coisa em casa ou era final de mês e eles tinham que “marcar”,
eles corriam até nosso estabelecimento. E a gente, é claro, socorria.
Com isso, fomos cada vez mais acumulando contas. A gente
comprava dos fornecedores e, como não entrava dinheiro em caixa, ia somando
dívidas e, com o tempo, ficou inviável.
Resultado: fechamos o Bar e Mercearia Pavão.
Serviu de lição pra todos nós, viu? Depois desse episódio
(ou desses), demoramos muito tempo até empreender de novo. Hoje, minha mãe tem
um carrinho de lanche e nem adianta pedir pra marcar na conta ou pra fazer
fiado pra pagar no final do mês. Ela simplesmente não faz. Nem pra mim que sou
filho, diga-se de passagem... Rysos...
Pronto. Agora vocês sabem um pouco da minha história e eu
posso deixar a conversa mais focada na nossa atividade de Consultoria de
Beleza. Vou deixar aqui três dicas de como sair do fiado:
1. Não venda fiado! Produto para um lado, dinheiro para o outro.
Vender é uma arte e essa arte
tem a necessidade de uma boa negociação. Quando você entra em contato com seu
cliente, você precisa deixar claro com quais as formas de pagamento você
trabalha: sempre sugiro dinheiro, PIX e cartão de crédito. PIX e cartão de
crédito, inclusive, você pode usar o Naturapay como aliado, ta? Se não sabe
como usar essa super ferramenta, já pede ajuda a sua líder. Definiu a forma de
pagamento logo na primeira abordagem, não tem erro. E não custa lembrar: só
entregue o produto com a certeza do pagamento no ato da venda.
2. Não venda fiado! Quem dita as regras do seu jogo
é você!
Como disse no tópico acima, é você quem vai
definir as regras do seu jogo. Caso o cliente ainda insista no fiado, sugira o
parcelamento e use o SuperLink de pagamento do Naturapay. As tarifas do
Naturapay são muito menores que as outras máquinas de cartão que temos no
mercado, então vale a pena, viu? Se seu cliente ainda insistir, vá pra próxima
dica.
3. 3. Não venda fiado! Se necessário, demita seu
cliente!
Já falei sobre isso há algum tempo com uma
amiga: às vezes, é necessário demitir o cliente. É importante que a gente saiba
exatamente quando a relação precisa ser cortada. Antes disso, certifique-se que
você usou todas as alternativas possíveis. Recomendo que indique também o
Espaço Digital pra que ele compre no cartão pelo seu link ou até mesmo no PIX.
Geralmente, o cliente entende que se eu estou fazendo essa indicação é
justamente porque “marcar na conta” é uma coisa que não vai rolar, né?
Escuta: ficou claro que não é pra vender fiado?
Eu já tive várias experiências desagradáveis e já levei
muito calote. A gente aprende, com o tempo, que não é viável. É desgaste
emocional e também, é prejuízo na certa.
Depois de tudo isso, bora refletir um pouco? Você trata a
atividade de Consultoria como uma renda extra ou como um NEGÓCIO?
Quanto mais profissional você for com a sua atividade, mais
sucesso você terá. Pensa comigo: alguém chega numa loja de móveis ou no mercado
e pede pra marcar na conta? Acho que não, né?
Então, é isso!
Quero saber de vocês agora: faz sentido tudo o que eu disse
até aqui?
E aliás, quais as suas dicas pra evitar o fiado?
Conta aqui nos comentários!
Por hoje, é isso!
Um beijo e até mais!