Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Meu Dinheiro - Episódio 2: Fiado? Oi?

Meu Dinheiro - Episódio 2: Fiado? Oi?
Bruno Câmara
dez. 8 - 5 min de leitura
020

Oi, gente linda!
Como cêis tão?
Espero que todes estejam muuuuito bem!

Vim aqui pagar uma dívida que estou com vocês. Esse quadro era pra ser semanal mas a rotina do dia-a-dia tem sido bem doida. Me perdoem e não desistam de mim, ta?

Bom, mas já que estamos falando sobre dívidas, hoje o nosso assunto é algo que amedronta TODO MUNDO que inicia na vida de empreendedor: o FIADO.

Pra introduzir o tema, vou relembrar uma coisa que eu já falei aqui, há alguns posts atrás. Quem se lembra quando eu contei que meus pais fecharam um comércio por conta do tanto de fiado que a gente vendia?

Pois bem. Pra quem não se lembra, eu contei que meus pais tinham um mini-mercado na cidade em que morávamos. E era uma coisa bem engraçada porque meus pais vendiam razoavelmente bem, sabe? Só que era aquilo: quando o cliente queria comprar à vista, seja em dinheiro ou no cheque (denunciando a minha idade, parte 1), eles iam nos mercados maiores da cidade. Quando faltava alguma coisa em casa ou era final de mês e eles tinham que “marcar”, eles corriam até nosso estabelecimento. E a gente, é claro, socorria.

Com isso, fomos cada vez mais acumulando contas. A gente comprava dos fornecedores e, como não entrava dinheiro em caixa, ia somando dívidas e, com o tempo, ficou inviável.

Resultado: fechamos o Bar e Mercearia Pavão.

Serviu de lição pra todos nós, viu? Depois desse episódio (ou desses), demoramos muito tempo até empreender de novo. Hoje, minha mãe tem um carrinho de lanche e nem adianta pedir pra marcar na conta ou pra fazer fiado pra pagar no final do mês. Ela simplesmente não faz. Nem pra mim que sou filho, diga-se de passagem... Rysos...

Pronto. Agora vocês sabem um pouco da minha história e eu posso deixar a conversa mais focada na nossa atividade de Consultoria de Beleza. Vou deixar aqui três dicas de como sair do fiado:

1. Não venda fiado! Produto para um lado, dinheiro para o outro.

Vender é uma arte e essa arte tem a necessidade de uma boa negociação. Quando você entra em contato com seu cliente, você precisa deixar claro com quais as formas de pagamento você trabalha: sempre sugiro dinheiro, PIX e cartão de crédito. PIX e cartão de crédito, inclusive, você pode usar o Naturapay como aliado, ta? Se não sabe como usar essa super ferramenta, já pede ajuda a sua líder. Definiu a forma de pagamento logo na primeira abordagem, não tem erro. E não custa lembrar: só entregue o produto com a certeza do pagamento no ato da venda.

2. Não venda fiado! Quem dita as regras do seu jogo é você!

Como disse no tópico acima, é você quem vai definir as regras do seu jogo. Caso o cliente ainda insista no fiado, sugira o parcelamento e use o SuperLink de pagamento do Naturapay. As tarifas do Naturapay são muito menores que as outras máquinas de cartão que temos no mercado, então vale a pena, viu? Se seu cliente ainda insistir, vá pra próxima dica.

3.  3. Não venda fiado! Se necessário, demita seu cliente!

Já falei sobre isso há algum tempo com uma amiga: às vezes, é necessário demitir o cliente. É importante que a gente saiba exatamente quando a relação precisa ser cortada. Antes disso, certifique-se que você usou todas as alternativas possíveis. Recomendo que indique também o Espaço Digital pra que ele compre no cartão pelo seu link ou até mesmo no PIX. Geralmente, o cliente entende que se eu estou fazendo essa indicação é justamente porque “marcar na conta” é uma coisa que não vai rolar, né?


Escuta: ficou claro que não é pra vender fiado?

Eu já tive várias experiências desagradáveis e já levei muito calote. A gente aprende, com o tempo, que não é viável. É desgaste emocional e também, é prejuízo na certa.

Depois de tudo isso, bora refletir um pouco? Você trata a atividade de Consultoria como uma renda extra ou como um NEGÓCIO?

Quanto mais profissional você for com a sua atividade, mais sucesso você terá. Pensa comigo: alguém chega numa loja de móveis ou no mercado e pede pra marcar na conta? Acho que não, né?

Então, é isso!

Quero saber de vocês agora: faz sentido tudo o que eu disse até aqui?

E aliás, quais as suas dicas pra evitar o fiado?

Conta aqui nos comentários!

 

Por hoje, é isso!
Um beijo e até mais!





Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.