Compreender o conceito e aplicar a precificação correta em nossos
produtos é fundamental para a sustentabilidade de nossa consultoria. Sem isso,
você não apenas perde competitividade, como também se arrisca financeiramente. Mas
primeiro você sabe o que é precificar?
Precificação é a ação de colocar preço em algum produto. Porém, a
composição de preço não é um palpite. Trata-se de um processo estratégico que
envolve um conjunto de análises.
Ao precificar um produto temos que levar em conta o
custo dele que vai além de quanto pagamos pois devemos pensar em outras coisas
como por exemplo:
- Frete (entrega)
- Embalagens
- Brindes
- Impostos ( quando precisas)
Muito bem levantei o custo de um kit natura todo
dia:
- Custo de produtos no consultoria: R$42,00
- Embalagens (caixa + fita + adesivo) R$8,00
- Custo total R$ 50,00
Agora se desejo ganhar 30% de lucro, eu devo
dividir o custo pelo total complementar a essa porcentagem (100-30=70%).
50,00÷ 70%= 50,00 ÷ 0,7=71,43
Assim se eu vender o produto por R$71,43, terei 30%
de lucro.
Verifique ai o que acontece se você der 30% de
desconto em cima de R$71,43.
"Eli mas poque não podemos fazer a conta simples: 50,00 + 30%?"
Se você fizer assim o preço de venda seria R$ 65,00
e se retirar 30% desses valor, seu custo
deveria ser R$ 45,50, o que não é verdade.
Você pode fazer uma planilha para fazer essa continha de forma automática.. se quiser fiz um modelo aqui.