Por que vender no Instagram?
Se você não estiver presente lá, seu negócio vai estar na contramão do que as pessoas querem, e você vai abrir espaço para os concorrentes conquistarem o seu cliente. É preciso entender de uma vez por todas que o jeito de comprar está mudando, e um negócio que está começando agora precisa considerar e adotar essas mudanças.
Dicas básicas para começar suas vendas no Instagram
Usar o Instagram para vender não é complicado e dá resultado, mas antes da primeira venda você precisa preparar o perfil e deixar tudo em ordem. Veja quais são os primeiros passos.
1. Crie um perfil comercial
Você não deve vender usando o seu perfil pessoal. O certo é criar um perfil comercial para o seu negócio. Esse tipo de perfil tem alguns recursos que você não encontra nos perfis pessoais. Somente as contas comerciais conseguem:
- Verificar quantas pessoas viram uma publicação;
- Saber quem interagiu com a publicação;
- Analisar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil;
- Contar a quantidade de cliques em suas postagens e links.
- Fazer anúncios.
Uma conta comercial é preparada para mostrar informações relevantes que te levam a entender melhor o seu público e analisar quais postagens fazem mais sucesso. Você pode criar uma nova conta ou transformar o perfil pessoal que você usa em um perfil comercial. Fazer isso é bem simples:
- Acesse as configurações do Instagram;
- Escolha a opção Alternar para perfil comercial;
- Sincronize a conta do Instagram com sua página no Facebook (é preciso ter uma página para o seu negócio no Facebook para criar uma conta comercial no Instagram);
- Coloque os dados do seu negócio na opção Configurar perfil comercial.
2. Escreva uma biografia
A biografia — ou apenas bio — é aquele pequeno texto que aparece no perfil do Instagram. Ele deve ser usado para você descrever o seu negócio e contar um pouco sobre ele para as pessoas que visitam o perfil.
A biografia deve informar o cliente, mas também serve para aproximar as pessoas. Esse recado simpático e ao mesmo tempo explicativo dá mais chances de aproximação entre o seu negócio e os clientes.
Você não precisa ser um mestre da criatividade na hora de montar a sua bio, seja claro quanto ao que o seu produto ou serviço entrega, destaque um -ou mais- diferencial, use um tom de voz empático e apresente outros canais de contato (como whatsapp, e-mails etc).
3. Faça postagens interessantes
Não adianta só postar produtos e promoções. As pessoas gostam de usar o Instagram para descobrir novidades e conhecer novas informações e tendências. Você não pode transformar o seu perfil apenas em um monte de posts de vendas, é preciso pensar no conteúdo.
Vale a pena compartilhar curiosidades sobre os produtos, dicas para usá-los, informações sobre a produção deles, fotos mostrando o cotidiano do seu negócio e até alguns memes e posts engraçados que tem relação com o seu trabalho.
Nunca se esqueça que o Instagram é um lugar descontraído, não é preciso postar só pensando em vender. O ideal é alternar os posts vendedores com posts de conteúdos, assim você monta um perfil que é informativo para seu cliente e útil para suas vendas.
4. Capriche nos posts de venda
Você precisa caprichar em todos os posts, porém, é preciso ter atenção máxima com os posts vendedores. Na hora de montá-los, use boas fotos (com boa qualidade e bem iluminadas) e faça uma descrições completas dos produtos.
Lembre-se que esses posts servem para convencer e atrair seu cliente, por isso, você precisa explicar um pouco sobre os produtos e usar as imagens para atrair. Quanto mais capricho você tiver, melhor será a aceitação das pessoas.
5. Use hashtags
As # tem um motivo para existir: elas ajudam as pessoas que estão pesquisando publicações com o mesmo tema. Imagine que você vende natura e faz postagens colocando hashtags como #naturaoficial e #cosmeticos
Um cliente que está buscando uma empresa que vende esse tipo de produto pode procurar essa hashtag no Instagram, encontrar seu post e entrar em contato com você para fazer um pedido.
Apenas cuidado para não usar um monte de hashtags sem relação com seu produto. Esqueça hashtags como #bomdia ou #estamosabertos e use aquelas que descrevem bem seus produtos e tem relação direta com eles.
6. Faça stories
Os stories são aqueles conteúdos curtinhos e que são excluídos depois de 24h. As pessoas adoram esse tipo de postagem, são cerca de 500 milhões de contas interagindo com stories todos os dias!
Stories são divertidos e também são estratégicos. Usando seu perfil comercial você pode ver quantas pessoas viram sua postagem, quantos cliques foram feitos, quais pessoas compartilharam o post e muito mais. Esses números ajudam você a descobrir quem são as pessoas mais interessadas nos seus produtos e qual tipo de conteúdo elas mais gostam.
Além disso, essa ferramenta é boa para engajar com o público, pois permite uma interação mais dinâmica, como enquetes, perguntas, reações, contagem regressiva etc.
7. Interação é muito importante
Para conquistar clientes e vender mais, não adianta só postar e esperar que tudo comece a acontecer, é preciso interagir com os clientes, tirar dúvidas sobre os produtos, informar preços e muito mais.
Nunca se esqueça que as redes sociais foram feitas para as pessoas interagirem umas com as outras e não para uma empresa falar sozinha.
Conversar com o seu público é indispensável para conquistar a confiança deles e convencê-los da compra, por isso, sempre reserve um tempo para responder os comentários e conversar com as pessoas que te chamam no chat.
Informações para conteudo tiradas do site
https://blog.pagseguro.uol.com.br/como-vender-no-instagram-7-dicas-para-comecar-suas-vendas-com-sucesso/