Desenvolvido pelo inglês Simon Sinek, o Círculo de Ouro é uma metodologia simples cujo principal objetivo é orientar a forma como você leva sua mensagem à alguém. Basicamente, se trata de três círculos divididos por camadas, que indicam a ordem dos passos a serem seguidos.
As três partes (por quê, como e o quê) demonstram que as pessoas sabem o que estão fazendo, algumas até entendem como fazer, mas poucas tem ideia do porquê fazem o que fazem.
As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.
A ideia é que se tenha muito claro o propósito por trás das ações realizadas e que ele fique evidente ao longo do contato, pois se torna muito fácil obter o retorno desejado (seja ele em forma de venda, indicação, etc.) quando se estabelece pontos em comum.
De forma resumida, cada item indica:
- Por quê?
Nada mais é do que o seu propósito, a razão maior pela qual você faz o que faz.
- Como?
São as estratégias traçadas para se alcançar os objetivos através do propósito já determinado inicialmente.
- O quê?
Aquilo que você faz ou vende.
O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.
O criador da metodologia já escreveu alguns livros detalhando sua aplicação, os quais ajudam a entender mais a fundo seu funcionamento prático.
Além disso, existem palestras e apresentações em que ele aborda o tema, caso você prefira aprender de uma forma mais dinâmica.
E você, já definiu qual seu propósito? Compartilha com a gente!