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Tipos de gatilhos mentais

Tipos de gatilhos mentais
Eli de Lima - Consultora treinadora
set. 8 - 3 min de leitura
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Gatilhos mentais são atalhos que ativam certos padrões de comportamento nas pessoas, motivando-as a agir de uma determinada maneira. Pense neles como botões de um controle remoto: para cada botão pressionado, uma ação acontece. Vamos citar alguns desses gatilhos com uma breve descrição.. se você achar interessante aprofunde o estudo sobre esses assunto.

 

  • Gatilho mental da urgência

O gatilho mental da urgência explora a noção de finitude temporal. A ideia é mostrar para o cliente que ele precisa tomar a decisão de compra rapidamente ou aquela oferta vai acabar e depois não tem volta. Exemplos:

  • Último dia para comprar com desconto x
  • Só mais X horas para aproveitar
  • Só hoje! 
  • Só pra quem comprar hoje!

  •  Gatilho mental da autoridade

Esse gatinho trabalha com o princípio de que tendemos a confiar na opinião de especialistas no momento de tomada de decisões. E esse especialista somos nós mesmos. é um gatilho de vendas muito poderoso quando falamos de e-commerce!

Faça vídeos com reviews de produtos, publicações com conteúdos  nas redes sociais: tudo isso pode ser usado para fortalecer a sua autoridade perante seus clientes.

  • Gatilho mental de prova social

Já o gatilho mental de vendas pautado na prova social usa a opinião dos próprios clientes para atestar a qualidade de um produto eu já usou. Ele é muito poderoso pois, por questão de sobrevivência, desde o começo da humanidade, pessoas confiam em pessoas.  Dessa forma solicite aos clientes que postem e te marquem nas redes.

 

  • Gatilho mental da reciprocidade

Estratégias de marketing que trabalham com esse gatilho emocional tem como objetivo criar conexões mais duradouras com os consumidores.

Confira algumas formas do seu e-commerce trabalhar o gatilho da reciprocidade:

  • Oferecer amostras grátis
  • Cupons de desconto em datas especiais, como o aniversário do cliente


  • Gatilho mental da novidade

Quem não gosta de uma novidade? Quando nos deparamos com a palavra “novo”, nossa curiosidade acaba sendo despertada. Queremos sempre descobrir qual é a inovação, o que mudou, quais são as melhorias e coisas do tipo. É nesse momento que entra em ação o gatilho mental da novidade.


  • Gatilho mental do frete grátis ou mais barato

Esse gatilho é um doa mais poderosos para atrair clientes mas não abuse muito pois aposta apenas nessa ferramenta te faz um passador de pedidos e não um consultor de beleza.

 

E ai gostou desse texto? Comente aqui embaixo.


 

 




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