Gatilhos mentais são atalhos que ativam certos padrões de
comportamento nas pessoas, motivando-as a agir de uma
determinada maneira. Pense neles como botões de um controle remoto: para cada
botão pressionado, uma ação acontece. Vamos citar alguns desses gatilhos com
uma breve descrição.. se você achar interessante aprofunde o estudo sobre esses
assunto.
- Gatilho mental da urgência
O gatilho mental da urgência explora a noção de finitude temporal. A ideia é mostrar para o cliente que ele precisa tomar a decisão de compra rapidamente ou aquela oferta vai acabar e depois não tem volta. Exemplos:
- Último
dia para comprar com desconto x
- Só
mais X horas para aproveitar
- Só
hoje!
- Só
pra quem comprar hoje!
- Gatilho mental da autoridade
Esse gatinho trabalha com o princípio de que tendemos a
confiar na opinião de especialistas no momento de tomada de decisões. E esse
especialista somos nós mesmos. é um gatilho de vendas muito poderoso quando
falamos de e-commerce!
Faça vídeos com reviews de produtos, publicações com conteúdos
nas redes sociais: tudo isso pode ser
usado para fortalecer a sua autoridade perante seus clientes.
- Gatilho mental de prova social
Já o gatilho mental de vendas pautado na prova social usa a opinião dos próprios clientes para atestar a qualidade de um produto eu já usou. Ele
é muito poderoso pois, por questão de sobrevivência, desde o começo da
humanidade, pessoas confiam em pessoas. Dessa forma solicite aos clientes que postem e
te marquem nas redes.
- Gatilho mental da reciprocidade
Estratégias de marketing que trabalham com esse
gatilho emocional tem como objetivo criar conexões mais duradouras com os
consumidores.
Confira algumas formas do seu e-commerce trabalhar o gatilho da
reciprocidade:
- Oferecer
amostras grátis
- Cupons de desconto em datas especiais, como o aniversário do cliente
- Gatilho mental da novidade
Quem não gosta de uma novidade? Quando nos deparamos com a palavra “novo”, nossa curiosidade acaba sendo despertada. Queremos sempre descobrir qual é a inovação, o que mudou, quais são as melhorias e coisas do tipo. É nesse momento que entra em ação o gatilho mental da novidade.
- Gatilho mental do frete grátis ou mais barato
Esse gatilho é um doa mais poderosos para atrair clientes
mas não abuse muito pois aposta apenas nessa ferramenta te faz um passador de
pedidos e não um consultor de beleza.
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